Destacamos o apoio do Deputado Federal Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT) e da Deputada Federal Mara Gabrilli (PSDB-SP), Deputado Federal Fred Costa (Patriota-MG), Deputado Federal Alexandre Frota (PSDB-SP), durante esse período.
Um dos momentos de maior significado enquanto movimento social de pessoas com dislexia, onde a sociedade através da Associação Dislexia-MT se fez presente.
Alguns relatos:
“A maior experiência que vivenciei nessa época foi o empenho de algumas mães e membros da Associação que se deslocaram de Cuiabá até Brasília para lutar pelos direitos dos seus filhos. Alugamos uma van com recursos próprios, rodamos mais de 1 mil km para estarmos presentes no dia da votação na Câmara Federal do Projeto de Lei, eu estava lá, vi com meus olhos, estive dentro do plenário, foi emocionante demais. Esse fato é o mais marcante no exercício da cidadania em minha opinião.” (Gabrielle Maria Coury de Andrade – membro fundadora da Associação Dislexia-MT)
“Minha experiência como mãe e ativista em Brasília-DF em prol da promulgação de políticas públicas voltadas para as pessoas com dislexia foi surreal. Tremendamente impactante escalar o topo da hierarquia das Casas de Lei de nosso país, e mais do que isso, foi ser ouvida não só como cidadã mas também como mãe, realmente foi um marco na história da minha vida!” (Marilda Alves da Silva Santos – membro fundadora da Associação Dislexia-MT)
“Uma experiência que ficou marcada no meu coração, tive a certeza de que estava sendo vista e que meu filho não passaria pelo sofrimento que passei.” (Eryka Patrícia Fernandez de Sousa – membro fundadora da Associação Dislexia-MT)
Seguindo os trâmites o Projeto de Lei aprovado pela Câmara Federal seguiu então para o Senado, já que este é originado de lá. Em 2020 voltamos para Brasília, junto com o Grupo de Apoio Dislexia-SP e o Grupo Nacional Mães do Brasil Dislexia, na ocasião conversamos com mais de treze senadores e em visita e conversa em seus gabinetes. Destacamos o Senador Jayme Campos (DEM-MT), Senador Romário (PL-RJ), Senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), Senador Marcelo Castro (MDB-PI), Senador Major Olimpio (PSL-SP) e Deputada Federal Rejane Dias (PT-PI) e o Deputado Federal Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT).
O Projeto de Lei 7081/2010 (inicialmente n.º 4021/2008) iniciou no Senado de autoria do Senador Gerson Camata, e tendo percorrido as comissões do Senado, inclusive sendo aprovado nestas, foi remetido à Câmara dos Deputados, aguardando tão somente seu retorno ao Senado. Esse procedimento é importante para que tenhamos finalmente um dispositivo legal que possa amparar os direitos às pessoas com dislexia e TDAH. Atualmente aguardamos o desfecho dessa história no Senado.
Esta narrativa é justamente para ilustrar nossa luta aos direitos de nossa minoria, onde a luta por uma legislação será o “território” de atuação de nossas associações, com respaldo a todas as intervenções que forem necessárias.
Nossa gratidão às pessoas que dedicam suas vidas através de ativismo social e pesquisas pelas pessoas com dislexia no Brasil.
Citamos: ABD (Associação Brasileira de Dislexia), AND (Associação Nacional de Dislexia), ABDA (Associação Brasileira do Déficit de Atenção), Instituo ABCD, Associação DislexBahia, Grupo Nacional Mães do Brasil Dislexia, Grupo de Apoio Dislexia-SP, Associação Dislexia Paraná, DislexClub, Domlexia, Projeto Dislexia Itinerante, DislexPiauí, Projeto Dislexia TDAH Amor de Mãe e Movin (Movimento para Inclusão).